segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Sentimento de Culpa

Muitas vezes sentimos culpa por ter falado o que não devíamos para alguém; por ter comido muito; ter fracassado em algo que desejava muito; de não ter sido melhor do que você esperava e assim também, em inúmeras outras situações.
O sentimento de culpa pode parecer se somenos, mas é um sentimento que atinge muitas pessoas, com muita freqüência. Entretanto, se bem pensamos, estas pessoas vivem com um sentimento de culpa que é infundado, uma culpa falsa ou duvidosa. E, este sentimento, acaba trazendo conflitos como: Insegurança; Baixa Autoconfiança; Pensamentos Negativos; Angustia; Frustração na sua relação amorosa; Autopunição e assim por diante.
Quando a culpa infundada, ou exagerada vier a sua mente, pergunte-se: Realmente está culpa que estou sentindo pode se transformar em uma arma, para, no futuro apreender e fazer diferente?; Há, realmente, fundamento para estar sentido culpa?; Será que realmente alguém consegue ser perfeito? Se a resposta for NÃO OU NÃO SEI!!!! Imediatamente construa exercícios para a sua mente, com pensamentos positivos, e que lhe levem a soluções para a questão que está perturbando. Pense no aprendizado que você está tendo com a situação que está lhe trazendo culpa. Questione-se. Pois, em muitos momentos quando erramos, estamos nós dando a oportunidade de melhorar algo e aprender. Há momentos em nossas vidas que devemos rir de nossos erros e refletir sobre eles sem cobranças infundadas e que só fazem você perder a sua coragem, determinação e o seu valor próprio.
Todos nós, sem exceções, somos imperfeitos, mas com determinação, com coragem, acreditando em seu valor próprio e sabendo aonde quer chegar você encontrará e chegará a qualquer lugar que desejar.
Boa sorte!!!!

2 comentários:

  1. Parabéns! Adorei esse texto! quero bater um papo com vc sobre esse assunto, sensacional! bjos

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela iniciativa do blog Nina!!! Adorei a proposta dele. Já sou sua seguidora! Bjão com saudades

    ResponderExcluir